O game Monstro Pantaneiro Pinball é um jogo elaborado como Trabalho de Conclusão de Curso da Faculdade de Tecnologia de São Caetano - Antonio Russo pelos alunos Guilherme Cortonesi Cela e Leandro Machado Pereira de Araujo, orientados pelos professores Érika Fernanda Caramello, Miguel Marílio Saad Jr, Raquel Silva, Valteir Benedito Vaz e Willians Monteiro da Silva.
Como um game do gênero pinball, o objetivo do jogador é controlar a esfera através de quatro palhetas posicionadas na mesa e impedir que ela caia no buraco, contando com destreza manual e sorte para atingir pontos específicos da mesa que levarão ao desenvolvimento da história.
O objetivo do jogo é apresentar aos jogadores, de forma recreativa, a fauna e o bioma do Pantanal mato-grossense, além de alguns personagens folclóricos como Saci Pererê, Curupira e Boitatá, que surgem em determinados momentos para ajudar o jogador a cumprir o seu objetivo de enfrentar o vilão principal, Doutor Leôncio, e ajudar o Monstro Pantaneiro a cumprir a sua jornada.
O jogo foi desenvolvido em Blender 2.75, com ajuda do Paint.NET para a manipulação das texturas e imagens 2D. A trilha sonora original foi composta pelo músico Almir Pessoa, que nos apresenta ritmos regionais como guarânia, cururu e polca mato-grossense.
A versão disponível para download, datada de 06/11/2015, é compatível com computadores Windows Vista, 7, 8 e 10 em versões 64 e 32 bits, embora haja incompatibilidade com algumas placas de video. Infelizmente ainda não foi possível determinar quais são compatíveis com o jogo. Em alguns casos, o jogo pode não ser processado ou sofrer problemas de reprodução de texturas.
Essa versão NÃO é final. Alguns bugs de colisão precisam ser corrigidos. Também existem planos para a adição de um sistema de zoom da câmera para acompanhar o posicionamento da bola, aproximando mais a jogabilidade da realidade, além da inclusão do sistema de multiball para a próxima versão.
Planejamos também, para um futuro próximo, a portabilidade do jogo para o Android, assim como a inclusão de cenários que representem outras regiões do país, como São Paulo, Amazonas, Minas Gerais, entre outros.
Para dúvidas ou sugestões, recebo contatos pelo e-mail contato@leandromparaujo.net.